Você sabia que a urna, diferente do que muitos imaginam, é um computador? Isso mesmo. O dispositivo que você utiliza para depositar seu voto é um computador. Pode ser que não pareça, mas este é um equipamento desenvolvido com uma única finalidade, porém diversos recursos.
A urna eletrônica brasileira é um micro-computador responsável pelo armazenamento dos votos durante as eleições. O dispositivo foi desenvolvido no Brasil em 1996 e desde então diversos outros países vêm testando esse e outros equipamentos semelhantes. Existe muita polêmica sobre o nascimento da urna eletrônica, já que, desde os anos 1980, durante o regime militar, ocorreram no Brasil diversos estudos sobre a realização de eleições informatizadas. Entretanto, a idéia de urnas eletrônicas firmou-se a partir de pesquisas realizadas pela Justiça Eleitoral para tornar mais fácil o processo de votação e apuração nas eleições.
- Segundo o Projeto Básico do modelo 2010 os componentes principais da urna eletrônica brasileira são:
- Memória: dois cartões de memória flash um interno e outro externo, com os dados idênticos, onde está gravado o sistema operacional, os programas aplicativos, os dados sobre os candidatos e onde os votos vão sendo gravados através de mecanismos de segurança e redundância de forma a tentar dificultar desvio de votos e a quebra do seu sigilo.
- Pen-drive: para gravar o resultado ao final da votação.
- Módulo impressor: utilizado antes do início da votação para a impressão da “zerésima” e ao final da votação para a impressão do “boletim de urna”.
- Terminal do mesário ou microterminal: um pequeno teclado numérico com leitor biométrico de impressão digital do eleitor, através do qual o mesário autoriza o eleitor a votar pela digitação do número do título do eleitor.
- Terminal do eleitor: composto de uma tela LCD e um teclado numérico através do qual o eleitor faz sua escolha, possui ainda as teclas BRANCO, CORRIGE e CONFIRMA.
*
Comentário do Grupo:
O grupo conclui que a urna eletrônica é a parte mais fundamental de uma eleição. Através dela podemos votar de forma simples e rápida, fazendo assim nossa parte como cidadão, ao escolher nossos governantes.
Os componentes da urna eletrônica parecem simples, e com eles pode-se garantir que não haja erros nem falhas na contagem dos votos. O fator principal para o sucesso das urnas é a utilização de uma tecnologia excepcional, para assim evitar invasões no sistema. Mas como todo o computador, há chances de falhar algum momento.
A evolução da urna é importante, pois com ela é possível votarmos, e as fraudes, brincadeiras e erros que aconteciam quando o voto ainda era por cédulas não acontecem mais.
O Brasil, mesmo sendo considerado um país em desenvolvimento já possui a tecnologia do voto eletrônico. E a nossa votação é exemplo para outros países, muitos deles desenvolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário