Prêmio Nobel de Física
A descoberta do Condensado de Bose Einstein rendeu a três físicos o Prêmio Nobel de Física no ano de 2001.
Os físicos ganhadores foram Eric Allin Cornell, Carl Wieman, e Wolfgang Ketterle.
Wolfgang Ketterle
Wieman, à esquerda, e a Cornell a direita.
O primeiro condensado de Bose-Einstein foi criado no dia 5 de junho de 1995 por Eric Cornell, Carl Wieman e colegas no JILA (Joint Institute for Laboratory Astrophysics).Este feito foi conseguido arrefecendo um vapor diluído de aproximadamente 2000 átomos de rubidio-87 até atingir temperaturas abaixo dos 170 nK usando uma combinação de arrefecimento a laser e arrefecimento por evaporação magnética. Por volta de quatro meses depois, o alemão Wolfgang Ketterle com um projeto independente criou um condensado formado por sódio-23. O condensado dele era constituído por trezentas vezes mais átomos, o que lhe permitiu obter vários resultados importantes como a observação de interferência quanto-mecânica entre dois condensados diferentes. Cornell, Wieman e Ketterle ganharam o Prêmio Nobel em 2001 pelo seus trabalhos extremamente importantes.
O primeiro condensado de Bose-Einstein foi criado no dia 5 de junho de 1995 por Eric Cornell, Carl Wieman e colegas no JILA (Joint Institute for Laboratory Astrophysics).
Este feito foi conseguido arrefecendo um vapor diluído de aproximadamente 2000 átomos de rubidio-87 até atingir temperaturas abaixo dos 170 nK usando uma combinação de arrefecimento a laser e arrefecimento por evaporação magnética.
Por volta de quatro meses depois, o alemão Wolfgang Ketterle com um projeto independente criou um condensado formado por sódio-23. O condensado dele era constituído por trezentas vezes mais átomos, o que lhe permitiu obter vários resultados importantes como a observação de interferência quanto-mecânica entre dois condensados diferentes. Cornell, Wieman e Ketterle ganharam o Prêmio Nobel em 2001 pelo seus trabalhos extremamente importantes.
Condensado de Bose-Einstein
Existem cinco estados físicos da matéria que são conhecidos, esses são os estados: Sólido, Liquido, Gasoso, Plasma, e o Condensado de Bose-Einstein (BEC). Em materiais didáticos são estudados apenas três estados, pois o BEC e o plasma são estudados em fases elevadas da física devido a complexidade.
Os condensados de Bose-Einstein são fluidos de baixas temperaturas com propriedades não totalmente compreendidas, como fluir espontaneamente para fora do seu recipiente. Este efeito é uma consequência da mecânica quântica, que postula que qualquer sistema só pode adquirir energia em quantidades discretas. Se um sistema está a uma temperatura tão baixa que esteja no seu estado de energia mínima, não é possível reduzir a sua energia, nem sequer por fricção. Assim sendo, sem fricção, o fluido facilmente supera a gravidade devido às forças de adesão entre o fluido e a parede do seu recipiente e tomará a posição mais favorável, ou seja, a toda a volta do recipiente. Em palavras simples o condensado de Bose Einstein possui características, do estado sólido e estado líquido, como supercondutividade e superfluidez, porém, é encontrado em temperaturas extremamente baixas (próximas ao zero absoluto), o que faz com que suas moléculas entrem em colapso.
Dados de distribuição de velocidade confirmando a descoberta de um novo estado da matéria, o Condensado de Bose-Einsten, a partir de um gás de Rubídio.
Referências
http://www.youtube.com/watch?v=dXiQMmqeLOQ&p=354AA21A92EAEF53&playnext=1&index=67
http://www.cerebromente.org.br/n05/opiniao/link2.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Condensado_de_Bose-Einstein
Comentário do Grupo
O grupo achou o Prêmio Nobel de 2001 é muito interessante e inovador, por isso o escolhemos.
A novidade da descoberta de um novo estado da matéria é algo que ainda será muito discutido e estudado, pois contraria todo o pensamento da existência de apenas 4 estados físicos.
O grupo não entendeu perfeitamente como se origina o Condensado, mas entendemos a importância e valorização que uma descoberta como essa tem para físicos do mundo inteiro.
É necessário muito estudo, esforço e conhecimento de física para que cientistas desenvolvam o BEC, devido a sua complexidade. Admiramos a competência de Cornell, Wieman e Ketterle por conseguir obter um novo estado da matéria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário