quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Heinrich Hertz

http://www.zgapa.pl/zgapedia/Heinrich_Hertz.html


O físico alemão que escolhemos para a primeira postagem do blog foi Heinrich Rudolf Hertz(22/02/1857-10/01/1894). Heinrich foi responsável pela descoberta das ondas eletromagnéticas em 1887. Nascido em Hamburgo, iniciou os estudos na Universidade de Munique e transfere-se para a Universidade de Berlim como assistente de Hermann von Helmholtz, famoso físico da época. Começa a estudar a teoria eletromagnética do cientista britânico James Clerk Maxwell em 1883.

Entre os anos de 1885 e 1889, enquanto trabalha como professor em Karlsruhe, consegue produzir ondas eletromagnéticas em laboratório, medir seu comprimento e velocidade, demonstrando que elas possuem todas as propriedades da luz, a mesma natureza das vibrações e da suscetibilidade de reflexão e refração da luz e das ondas quentes.

Prova, ainda, que os materiais condutores elétricos refletem as ondas e que os não-condutores favorecem a passagem delas. Seu trabalho permite o desenvolvimento do rádio, da televisão e do radar. Em homenagem a sua descoberta, seu nome passa a ser usado para identificar a medida da freqüência das ondas eletromagnéticas.
Em 1889 é nomeado professor de física da Universidade de Bonn, onde continua a pesquisar a descarga de eletricidade em gases rarefeitos. Morre em Bonn.



Retirado de http://www.algosobre.com.br/biografias/heinrich-hertz.html

9 comentários:

  1. Certamente, os estudos Hertz serviram de base para os Estudos de Maxwell. Enquanto eu fazia minhas pesquizas, cheguei a ler sobre Hertz, porém quem elabour melhor um estudo sobre magnetismo , no estudo de ondulatória (o que o professor pediu a princípio) sem dúvida foi Maxwell, considerado o pai da física moderna e adimirado por Albert Einstein. Acredito que não preciso falar mais pra citar a importancia dele.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ótima escolha! O trabalho de Hertz foi muito importante, ja que entre outras coisas, permitiu o desenvolvimento da Televisão, que hoje é tão significativa ...

    ResponderExcluir
  5. Boa escolha, vemos o quão importante foi o trabalho de Hertz e que ajudou a termos várias coisas que possuimos hoje, como a telivisão, e que realmente mereceu a homenagem feita a seu nome como únidade de medida da frequência.

    ResponderExcluir
  6. Concordamos com o Grupo 1. Esse brilhante para o desenvolvimento da televisão e do rádio, possibilitou o mundo de evoluir cada vez mais.

    ResponderExcluir
  7. William Gilbert, médico particular da rainha Elizabeth I da Inglaterra ... Não comentamos mais nada ;)

    ResponderExcluir
  8. Não comenta pois não tem argumento que mostre que William Gilbert foi melhor que Heinrich Hertz, pois o legado de Hertz é incomensurável.

    ResponderExcluir