sábado, 25 de setembro de 2010

Folha Magnética

Terça-feira, 21 de setembro de 2010 às 15h27
Folha de árvore é capaz de conduzir eletricidade

Já imaginou uma planta que conduz eletricidade? Foi isso que cientistas do Max Planck Institute, na Alemanha, criaram: uma folha que é magnética e conduz eletricidade.

Mas não pense que a folha foi moldada a partir de um metal. A planta foi transformada em carboneto de ferro. Para isso acontecer, foi utilizado um processo químico simples: uma folha foi mergulhada em uma solução de acetato de ferro, seca em um vento de 40ºC, tratada com gás nitrogênio e, enfim, aquecida a 700ºC. Durante o processo, o óxido de ferro é convertido em óxido de ferro por conta do calor. Em seguida, o carbono presente na folha reduz o óxido de ferro e o transforma em carboneto de ferro.
A grande dificuldade até agora era converter carbonetos metálicos em formas específicas, por conta de poderem suportar altas temperaturas, por exemplo. Nesse caso, um formato pré-definido é transformado em carboneto metálico.

A novidade é uma forma de provar que é possível criar produtos metálicos a partir de elementos da natureza.

Referência


Comentário do Grupo:
Os chamados condutores elétricos são corpos que possuem elétrons livres com facilidade de deslocar-se pelo seu interior, permitindo, assim, a formação de correntes elétricas.
Conhecemos alguns típicos condutores elétricos como o ferro, o cobre, o alumínio, entre outros.

O grupo achou muito interessante a notícia sobre cientistas que conseguiram tornar uma folha comum, de árvore, em magnética e condutora de eletricidade. É um método muito diferente de se obter energia, inovador e ao mesmo tempo simples.

A notícia causou muita curiosidade nos integrantes do grupo. E chegamos a algumas conclusões.

Se esses testes continuarem sendo feitos, e as técnicas sendo aperfeiçoadas com o tempo, acreditamos na possibilidade de resultados cada vez melhores, e talvez, no futuro, a possível obtenção de eletricidade através das folhas.

Essa eletricidade gerada pela folha teria baixo custo, porém o grupo concorda que o uso da mesma deve ser feito de modo sustentável, caso funcionasse. Pois nada adiantaria obter eletricidade e por outro lado destruir árvores ou podá-las exageradamente. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário