5> Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto).
Foram feitos seis projetos.
- Primeiro projeto
No primeiro projeto utilizamos os seguintes materiais: barbante de algodão, copo plástico descartável e tesoura com ponta.
A construção do primeiro projeto foi a mesma que a do projeto definitivo (descrito no relatório). A montagem seguiu os 5 primeiros passos (citados na 3ª questão), igual ao telefone escolhido como definitivo.
- Segundo projeto
Em relação ao primeiro projeto foi acrescentada apenas a passagem da vela (parafina) na extensão do barbante utilizado na montagem do telefone.
Para montagem utilizamos barbante de algodão, copo de plástico descartável e vela.
Após testes com os dois primeiros projetos, concluímos que o primeiro estava melhor.
Foi adotado como projeto definitivo durante o primeiro teste (20/09/10), e também para a primeira fase da competição entre grupos (27/09/10).
- Terceiro projeto
Para a montagem do telefone no terceiro projeto substituímos os copos de plástico descartável por latas de alumínio (embalagem de Nescau).
Porém, após testes e comparações com os dois primeiros projetos, concluímos que os dois primeiros haviam ficado muito melhor.
- Quarto projeto
O quarto projeto foi uma tentativa de aperfeiçoamento do terceiro projeto, porém sem sucesso significativo.
A diferença, como no primeiro para o segundo projeto, foi a utilização da parafina no barbante do telefone.
- Quinto projeto
Na realização do quinto projeto fizemos a substituição do barbante pelo nylon, e utilizamos novamente copos plásticos.
Porém o resultado durante os testes não foi bom, então o projeto foi descartado.
-Sexto projeto
O sexto projeto foi uma tentativa de aperfeiçoamento do segundo projeto. As modificações feitas foram no copo plástico e no barbante. Com relação ao copo, trocamos o que usávamos de 200 ml, por um de 500 ml. E com relação ao barbante a modificação feita foi na espessura do mesmo, no sexto projeto utilizamos um barbante um pouco mais grosso que no segundo projeto.
O sexto projeto foi desenvolvido para a última fase da competição entre grupos (25/10/10), e escolhido como definitivo após o primeiro teste e a primeira fase da competição.
6> Crie uma lista de problemas ocorridos no telefone e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).
Problema | Solução |
O grupo não sabia quais integrantes participariam da competição do telefone de latinha. | Após alguns testes, com todos os integrantes, o grupo concluiu que uma menina deveria falar, e optou também por outra menina ouvir. |
No dia da competição do telefone de latinha o barbante arrebentou de um dos lados. | O grupo deu outro nó na extremidade do barbante e seguiu na competição do mesmo jeito. |
Gestos tinham que ser feitos para economizar tempo durante a competição, porém o grupo não chegou a um acordo, a princípio. | Depois de conversar chegou-se a um consenso de quais os gestos seriam usados. |
O grupo todo ficou em dúvida no momento de escolher o que utilizaríamos na construção do telefone, barbante, fio de nylon, corda para varal, ou outro tipo de corda para ligar os dois copos plásticos que utilizaríamos no telefone. | Com a realização de testes o grupo optou pelo barbante, que foi considerado com melhor desempenho se comparado aos outros. |
11> Faça uma descrição longa utilizando conceitos de acústica para descrever o projeto;
O projeto do telefone de latinha foi desenvolvido com base nos conceitos de física, mais especificamente de acústica
Acústica é o fenômeno que descreve a propagação de ondas sonoras em meio material. A onda transporta energia e depende do meio de propagação, da direção de vibração e do grau de liberdade.
No caso do projeto, a propagação das ondas foi feita por meio de uma corda (barbante de algodão), que é um meio unidimensional, e atinge a superfície do copo descartável, tornando-se tridimensional, ou seja, propaga-se por todas as direções.
Para se tornar audível para o ser humano, o som deve ter suas ondas propagadas em uma freqüência entre 20 Hz e 20000 Hz, em média. Essa freqüência pode ser definida como alta ou baixa o que deixa o som agudo ou grave, respectivamente.
No caso dos experimentos, a freqüência que percorreu a superfície do telefone foi entre 200 Hz e 400Hz, já que é a média de freqüência da voz feminina, o que deixa a altura do som maior do que a voz masculina. Pela onda, maior a freqüência propagada, conseqüentemente, melhor o som. Já a intensidade define o “volume” do som propagado. Se for fraco, o som chega com o volume “baixo”. O inverso é verdadeiro. O timbre permite a distinção da fonte do som propagado, mesmo que tenha a mesma altura e intensidade de outros sons.
A qualidade do som do telefone pode ser medida de acordo com o material do meio de propagação das ondas, seu comprimento e a freqüência da onda. A qualidade do som é considerada inversamente proporcional a distancia que ele percorre. Por isso que nos testes realizados para responder a questão 8, os resultados eram sempre melhores quando o extensão da corda era menor. Quanto menor a distância percorrida maior a propagação da onda, ou seja, no caso do telefone, melhor se ouve o que é falado.
Referência:
http://www.algosobre.com.br/fisica/acustica.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário